top of page
Buscar
naiaraschimaniak

Especificação de esquadrias para um projeto arquitetônico energeticamente eficiente

A escolha das esquadrias de uma edificação constituem fator determinante no processo de projeto de uma edificação eficiente energeticamente e ambientalmente confortável, uma vez que é através deste elemento arquitetônico que ocorrem as principais perdas de energia em uma edificação, também são as esquadrias que permitem a ventilação e iluminação natural.

A boa qualidade das esquadrias especificadas em projeto garantem o conforto térmico e acústico e evitam perdas de energia para o ambiente externo, diminuindo os gastos com climatização.


MATERIAIS UTILIZADOS NO BRASIL


Entre os materiais destacam-se a madeira, o alumínio, ferro e o PVC.

Na tabela abaixo podemos conferir um comparativo entre os diferentes tipos de materiais utilizados em esquadrias e o desempenho de cada um deles.

Fonte: Weiku


ISOLAMENTO TÉRMICO


As esquadrias de PVC proporcionam maior isolamento térmico em função de seu índice de condutividade térmica ser menor do que o de matérias como a madeira e do alumínio, desta forma o frio ou calor presentes no ambiente externo não são conduzidos através da esquadria para o ambiente interno, assim o ambiente permanece termicamente confortável.


PERDA DE ENERGIA POR m²


Outro critério é a perda de energia por m² de diferentes tipos de esquadrias, como nas esquadrias de PVC é possível a utilização de vidro duplo, vidro duplo de proteção térmica e vidro triplo especial (com gás argônio) entre outros, a perda de energia do ambiente interno para o externo é menor nessas esquadrias quando utilizadas em conjunto com o vidro adequado ao clima.

ISOLAMENTO ACÚSTICO


As esquadrias de PVC acabam por contribuir com o conforto acústico de uma residência ou edificação, uma vez que seus caixilhos vedam as frestas impedindo a passagem de sons externos pra o ambiente interno bloqueando os ruídos aéreos.


ESTANQUEIDADE, MANUTENÇÃO E SEGURANÇA


As esquadrias de PVC alcançam melhor estanqueidade ao ar, água, poeira, insetos, além de fácil manutenção. Resistente a intempéries, não sofrem ataques de cupins como as esquadrias de madeira.

Resistentes aos Raios UV, não amarelam e não precisam de pintura e são resistentes a maresia, não propagam chamas, oferecendo maior segurança, outro fator importante é o PVC ser reciclável.

ACABAMENTOS


Hoje já existem esquadrias em PVC com acabamentos em excelentes texturas amadeiradas, pretas, pratas, ocres, além da branca tradicional.


Esquadrias em PVC – Arquivo Pessoal

Dica 1. É importante é conferir se as esquadrias atendem a NBR 10821 Esquadrias para edificações e a NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho, a fim de atender aos critérios estabelecidos em norma as esquadrias são testadas em função dos ventos incidentes em cada região o que garante a estanqueidade da esquadria aos ventos e chuvas, garantindo a qualidade das mesmas.

Dica 2. Automação da esquadria e/ou da persiana para controle da iluminação natural e radiação solar.

Dica 3. A escolha do vidro tem impacto importante no desempenho das esquadrias na edificação, ele pode ser simples, duplo, triplo entre outros.

Um simples e tradicional elemento arquitetônico produz uma variedade imensa de resultados técnicos e estéticos, contate um profissional com conhecimento em materiais e técnicas eficientes, faz toda a diferença para possibilitar ambientes confortáveis para se viver e economia de energia ao longo da vida útil da edificação, além disso muitos materiais são fabricados com técnicas e matéria-prima sustentáveis ao longo de toda cadeia produtiva, o meio ambiente agradece.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page